Nesta atividade a realizar no blogue iremos abordar duas temáticas: a Ergonomia e as regras básicas de Ergonomia na utilização de um computador.
A Ergonomia consiste no conjunto de disciplinas que estuda organização do trabalho e em que inclui interações entre o ser humano e máquinas tendo assim como principal objetivo promover o bem-estar do trabalhador e consequentemente aumentar a sua produtividade. O conceito de Ergonomia aplica-se à qualidade de adaptação de uma máquina ao seu operador, proporcionando a máxima eficiência do trabalhador e evitando um esforço extremo que pode vir a causar lesões por esforço repetitivo e consequentemente causar limitações ou mesmo a incapacidade trabalhar.
A segurança no trabalho e a prevenção de acidentes são outros temas com os quais a Ergonomia se preocupa. Assim, esta propõe a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho e formas de retribuição de acordo com o rendimento do trabalhador. A ergonomia também determina os horários de trabalho.
Algumas regras fundamentais para fazer uma boa utilização de um computador sem comprometer o nosso bem-estar e a nossa saúde são:
- Evitar ter os pulsos mal apoiados ao utilizar o teclado e rato
- Manter a cadeira a uma altura ideal de modo a que nos permita trabalhar confortavelmente;
- Manter os acessórios e elementos para desempenho laboral a uma distância de fácil acesso;
- Manter sempre os pés bem apoiados nos apoios da cadeira para evitar desconforto atrás dos joelhos e não causar redução da circulação sanguínea;
- Estar a uma distância não inferior a 50 cm e não superior a 1m do monitor;
- É também recomendável que a cabeça não esteja a mais de 35º para a esquerda/direita e não mais de 15º, 20º para cima ou para baixo.
Sem comentários:
Enviar um comentário